Livros

Na Sombra do Lagarto (2025)
Editora Oito e Meio
Aos 13 anos, Marinete é expulsa de casa pela própria mãe para proteger a família de uma ameaça que veste pele de homem — e carrega um lagarto no ombro. Sozinha no mundo, ela sobrevive, estuda, trabalha, constrói uma nova identidade: a de especialista em meteoritos, em um mercado tão valioso quanto desregulado.
Treze anos depois, o passado retorna com força. O mesmo homem ressurge para chantageá-la: ou entrega informações privilegiadas sobre as pedras que caem do céu ou coloca a vida da mãe em risco. Marinete, que passou a vida tentando ser boa e ética em um mundo que a tratou com brutalidade, precisa escolher entre o princípio e o afeto — entre a justiça científica e a proteção da única família que lhe restou. Em uma narrativa que cruza memória, ciência, fé e sobrevivência, Maria Filomena Lepecki constrói uma história de tensão íntima e moral. Atravessada por temas como assédio, poder, resiliência e escolha, Na Sombra do Lagarto não faz concessões ao leitor — apenas o convida a caminhar com Marinete por entre crateras, tanto as celestes quanto as humanas.
E se restar alguma dúvida, basta lembrar o que diziam em Duas Pontes: “Com Marinete não se mexe. Com Marinete não se brinca.”Aos 13 anos, Marinete é expulsa de casa pela própria mãe para proteger a família de uma ameaça que veste pele de homem — e carrega um lagarto no ombro. Sozinha no mundo, ela sobrevive, estuda, trabalha, constrói uma nova identidade: a de especialista em meteoritos, em um mercado tão valioso quanto desregulado. Treze anos depois, o passado retorna com força.
O mesmo homem ressurge para chantageá-la: ou entrega informações privilegiadas sobre as pedras que caem do céu ou coloca a vida da mãe em risco. Marinete, que passou a vida tentando ser boa e ética em um mundo que a tratou com brutalidade, precisa escolher entre o princípio e o afeto — entre a justiça científica e a proteção da única família que lhe restou. Em uma narrativa que cruza memória, ciência, fé e sobrevivência, Maria Filomena Lepecki constrói uma história de tensão íntima e moral.
Atravessada por temas como assédio, poder, resiliência e escolha, Na Sombra do Lagarto não faz concessões ao leitor — apenas o convida a caminhar com Marinete por entre crateras, tanto as celestes quanto as humanas. E se restar alguma dúvida, basta lembrar o que diziam em Duas Pontes: “Com Marinete não se mexe. Com Marinete não se brinca.”

Uma Ponte para Istambul (2023)
Editora LEYA
O que você faria se acabasse presa no harém de um poderoso sultão? Numa viagem para explorar as raízes de sua família, a historiadora Catarina Arzu chega a Istambul com um itinerário pronto para visitar tudo: mesquitas, palácios, museus e monumentos que pertencem à cidade milenar.
Mas o que ela não esperava era acabar visitando também outro século. Durante o tour no principal palácio da cidade, que foi a capital de um dos grandes impérios da História, Catarina, misteriosamente, se vê presa num harém no fim do século XIX, entre inúmeros escravizados, servas e mulheres do sultão, e com apenas seu conhecimento histórico como arma para conseguir sobreviver e até, quem sabe, voltar para casa.
Em meio às intrigas, disputas e à hierarquia do harém, às riquezas do Império Otomano e aos costumes e à língua completamente estranhos a ela, Catarina tenta desvendar os mistérios do que lhe aconteceu e entender se aquilo já teria ocorrido a mais alguém. Sua vida como Arzu no passado a faz relembrar e repensar sua vida livre, mas repleta de inseguranças a respeito de si mesma no Rio de Janeiro do século XXI, afinal, “depois de cruzar aquela porta, mulher alguma seria a mesma novamente”.
"Muitas coisas aconteceram na cidade, no palácio. Tantas histórias. Haveria uma história para mim também em Istambul? _ pergunta-se Catarina, protagonista do envolvente e deliciosos romance de Maria Filomena Lepecki, logo no início de sua fantástica aventura no espaço e no tempo. E logo vamos descobrir que não só havia uma história para ela, como também para nós leitores. E não apenas uma, mas várias histórias: a da própria Catarina, a da Turquia, do Brasil e do mundo; no século XIX, XX e dezenas de outros... A narrativa da autora, engenhosa e eletrizante, com uma acuidade clínica e o rigor de uma historiadora, nos oferece além de muitas emoções, uma verdadeira aula de história sobre a vida cotidiana no harém dos sultões otomanos do século XIX, fazendo conexões extraordinárias com a história do segundo império no Brasil. Uma experiência imperdível. Um livro muito provocador que muito pode auxiliar nossos professores de história em despertar o interesse de nossas alunas e alunos pela investigação do passado." - Dante Gallian, doutor em História Social pela FFLCH-USP. Professor Titular da Unifesp
Prêmios:
>> Best-seller na categoria Viagem no Tempo
>> Best-seller na categoria Mundo Antigo

Cunhataí (2023)
Edição Revisada - Editora Entrelinhas
Um espião sedutor, um bravo capitão e uma sinhazinha aventureira. Pode uma história de amor alterar os rumos de uma guerra? Numa narrativa ágil, onde o passado interage com o presente e a ficção penetra nas brechas da História, o leitor é transportado ao Brasil imperial invadido pelos paraguaios e à expedição militar que irá libertar Mato Grosso.
Dos bailes de Campinas ao sertão bruto, p'ra lá das solidões, havia uma distância imensa, uma estrada repleta de buracos e curvas, que Micaela jamais poderia imaginar. Ao retratar o amadurecimento da personagem sob os ecos da guerra mais sangrenta das Américas, o livro beira o universal, já que cunhataís são todas as mulheres, ou foram, ou serão, antes de terem muitos de seus sonhos desfeitos.
Prêmios:
- Prêmio Fundação Conrado Wessel de Literatura
- Prêmio Escritor Revelação pela FNLIJ
- Prêmio Melhor do Ano para o Jovem pela FNLIJ 2002
- Objeto de estudo em várias teses acadêmicas de Letras
- Artigos em inglês e espanhol

Literatura em Lugares Exóticos (2023)
Coletânea de Artigos
Ao reunir sua paixão por Literatura e Historia, a autora nos convida a uma viagem cultural, por lugares onde viveu ou pesquisou, desde os templos antigos da Ásia às ruinas da África; do Mediterrâneo ao centro-sul das Américas: da pré-história à Inteligência Artificial; em busca de curiosidades literárias.
Em 30 artigos curtos, onde as diferenças geográficas, culturais, de época e de temática parecem in transponíveis: percebemos que na verdade há um fio que une todos os textos: estão de alguma forma relacionados à literatura e à esta fascinante necessidade que impulsionou os seres humanos a criarem símbolos para expressarem seus sentimentos e compartilharem sua visão de mundo .



